quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Discurso do Totti Paraninfo do Colégio Pedro II


Quero aqui conferir o que está acontecendo: estamos diante da Ilustríssima Vera Maria, representante por Direito da linha direta de Poder da maior instituição de ensino básico do Brasil, que há 174 anos vem formando cidadãos conscientes e politizados como seus quatro Presidentes da República: Rodrigues Alves, Marechal Hermes da Fonseca, Nilo Peçanha e Washington Luiz.

Que aqui está para conferir a vocês o Título de Bacharel em Ciências e Letras, assim como receberam e ficaram muito orgulhosos também: Manoel Bandeira, Álvares de Azevedo, Joaquim Nabuco, Santos-Dumont, Helio Beltrão, Afonso Arinos, Prudente de Moraes, Alceu de Amoroso Lima, Gilberto Braga e Mario Lago entre milhares de outros Brasileiros de Valor!

Eu fui escolhido, e isto me enche de muita honra, para ser seu Paraninfo!

Acrescente-se a isto que vocês, da turma 3301, são 35 formandos da Única turma de Ensino Médio Regular Federal no horário noturno do Brasil.

PARANINFO um ex-menino gago até aos 16 anos que saiu do isolamento, graças ao trabalho dedicado de um Professor de Química, Irmão Marista, Irmão Sigismundo, assim como o fazem hoje com muita naturalidade seus atuais professores, a Gisele, o Germano, o, a, ......

Professores deste Colégio, como foram: Barão do Rio Branco, Capistrano de Abreu, Euclides da Cunha, Manuel Bandeira, Aurélio Buarque de Holanda, Celso Cunha, Rocha Lima e Evanildo Bechara.

Falo sempre para minha esposa, que sou um “cara” abençoado por ter tido a graça de poder encerrar minha carreira neste Glorioso Colégio Pedro II.

Divido com todos os meus colegas professores e técnicos, esta honra, em especial com o “pai” de vocês nesta Escola, Diretor na época que vocês começaram o Ensino Médio, o meu amigo Antônio Carlos!

O Antônio Carlos e tantos outros como a incansável Gilda, Coordenadora de Série, destacando ao máximo a nossa querida Diretora Gloria e suas fieis e incansáveis auxiliares Vera de Castro, Silvana Bayma, Magda e o Mauro.

Estamos todos, incluindo seus familiares, dando-lhes um “empurrão de tomar coragem” para ao sair do Colégio do seu coração e encarar o mundo universitário.

Muitos encontros como este acontecerão para vocês, diante de bancas de concursos, diante de formaturas profissionais, diante de cerimônias sociais que inclui inclusive a formação de suas próprias famílias.

O ponto de partida é hoje!

QUE A FORÇA ESTEJA CONTIGO!