1ª Questão(1,0): A 4-metilpentan-2-ona é usada como solvente na produção de tintas, ataca o sistema nervoso central, irrita os olhos e provoca dor de cabeça.
a) escreva a fórmula estrutural da 4-metilpentan-2-ona.
H3CCOCH2CH(CH3)CH3
b) na inalação de 10mg do solvente 4-metilpentan-2-ona quantas moléculas da substância atacam o sistema nervoso?
Dadas as massas atômicas C – 12u; H – 1u; O -16u e Número de Avogadro = 6,0.1023.
1 Mol de C6H12O ............100 g ........................ 6,0. 1023 moléculas
0,010g .................... n = 6,0. 1019moléculas
2ª Questão(1,0): Há 65 anos atrás, no dia seis de agosto, aconteceram as explosões das bombas atômicas em Hirosima(bomba de urânio-235) e depois em Nagasaki(bomba de plutônio-239). Atualmente diversas nações possuem armas nucleares e a Coreia do Norte, bem como o Irã, inimigos dos EUA estão buscando se armar com bombas atômicas. Este fato, associado a ações terroristas, representa uma ameaça ao mundo.
As possíveis reações nucleares que ocorreram nas explosões de cada bomba são representadas nas equações:
a) Utilizando a Tabela Periódica, identifique nas equações, Z, X , A (0,75)
Z = 56; X = Ba; A = 138
b) Qual é o tipo de reação nuclear(fissão ou fusão) que aconteceu nas duas cidades(0,25)
Fissão nuclear
3ª Questão: Complete o esquema a seguir que representa o processo que ocorre em bebidas alcoólicas
etanol ............................... A (Considere oxidação total)
A + etanol ........................ B + C
a) Determine o nome e a fórmula estrutural de A(0,5):
H3CCOOH Ácido Etanóico ou Ácido Acético
b) Determine o nome e a fórmula estrutural de B e C(0,5): H3COOCH2CH3 Etanoato de Etila ou Acetato de Etila
4ª Questão: A indústria química sabe que as reações com compostos aromáticos são eletrófilas e uma vez tendo um radical preso ao anel benzênico este orienta as novas substituições.
I. Na reação do benzeno com cloreto de metila produz um composto A que ao reagir com três moléculas de ácido nítrico produz um composto orgânico B. Escreva as fórmulas químicas e os nomes dos compostos A e B.(0,5)
A: Metil Benzeno ou Tolueno
B: Trinitro Tolueno ou TNT
II. Na reação do benzeno com cloreto de n-octila produz um composto X que ao reagir com ácido sulfúrico produz um composto Y que reage com soda cáustica e produz Z que tem o mesmo efeito do sabão. Escreva as fórmulas químicas e os nomes de X, Y e Z.(0,5)
X: Octil Benzeno
Y: Ácido Para Octil Benzeno Sulfônico
Z: Para Octil Benzeno Sulfonato de Sódio ou Detergente
5ª Questão: Complete as reações abaixo escrevendo o nome ou dando a estrutura do composto orgânico produzido:
a) Propeno com HCl(0,25):
produz 2-CloroPropano ou Cloreto de Isopropila.
b) Hidratação do Propeno(0,25):
produz Propan-2-ol ou Álcool Isopropílico.
c) But-2-eno com [O] vindo da reação de KMnO4/H2SO4(0,5): produz ácido acético.
Totti, Alceudispor!
domingo, 12 de dezembro de 2010
Resolução da Prova Final de Química da 3201 e 3202
1ª Questão: Observe o frasco abaixo, que contém uma solução aquosa de ácido Sulfúrico (H2SO4), utilizada em laboratório, e responda às questões a seguir, sabendo que o volume da solução contida no frasco é 2,0L.
a) Qual é o número de mols do soluto presente nessa solução?(0,5)
[0,1 mol / 1L] . 2L = 0,2 mol
b) Qual é a massa do soluto presente nessa solução?(0,5)
0,2mol . [98g / 1mol] = 19,6g
2ª Questão: Quantos gramas de Na2SO4 pura devemos diluir em água para preparar meio litro de uma solução 0,1 mol/L? Dadas as massas molares: Na = 23gmol-1; O = 16 gmol-1; S = 32 gmol-1
Mostre os cálculos(1,0)
Concentração = soluto / solução
Soluto = Concentração . Volume da Solução
Na2SO4 = [0,1mol / 1L] . 0,5L = 0,05 mol
0,05 mol . [142g / 1mol] = 7,1g
3ª Questão: A concentração de ácido acético (C2H4O2) no vinagre é da ordem de 0,25 mol/L. Aproximadamente, quantas moléculas desse ácido há em 10mL de vinagre que eu uso para temperar minha salada? Dado o Número de Avogadro 6,0.1023; C - 12u; H - 1u; O - 16u.
Mostre os cálculos(1,5)
Soluto = Concentração . Volume da Solução
Ácido Acético = [0,25mol / 1L] . 0,010L . [6.1023 / 1mol] = 1,5.1021 moléculas
4ª Questão: 500mL de uma solução de ácido clorídrico 0,2mol/L são misturados com 200mL de solução 0,5mol/L de hidróxido de sódio.
a) Determine o número de mols de ácido clorídrico (0,25)
Soluto = Concentração . Volume da Solução
Ácido Clorídrico = [0,2mol / 1L] . 0,500L = 0,1 mol
b) Determine o número de mols de hidróxido de sódio (0,25)
Soluto = Concentração . Volume da Solução
Hidróxido de Sódio = [0,5mol / 1L] . 0,2L = 0,1 mol
c) Escreva a equação da reação química que acontece quando misturados o ácido com a base(0,25)
HCl + NaOH .............. NaCl + H2O
d) A solução final é ácida ou básica ou neutra?Justifique(0,25)
A solução final será neutra
e) Determine a concentração em mol/L do sal formado presente na solução final(0,5).
1 mol de HCl ......... 1 mol de NaOH .................... 1 mol de NaCl
0,1 mol ................... 0,1 mol .......................... 0,1 mol
Concentração Final = [NaCl] / [Volume da Solução Final]
Concentração Final = [0,1 mol / 0,7L] = 0,142 mol/L
5ª Questão: Uma das tintas empregadas pelos escribas da Idade Média era a chamada tinta ferrogálica, produzida por meio da mistura de extratos de certas plantas com sulfato ferroso. Uma das substâncias presentes nos extratos dessas plantas reage com o sulfato ferroso formando uma mistura de cor negra, segundo a equação representada a seguir.
a) Identifique os grupamentos funcionais do reagente orgânico- circulando na fórmula acima e escrevendo ao lado sua função química (0,5).
Fenol, Fenol, Fenol e Ácido Carboxílico
b) Determine o número de átomos de oxigênio presentes em 10mg da tinta ferrogálica(1,0).
Dado o Número de Avogadro e as massas atômicas: N = 6,0.1023; C-12u; H-1u; O-16u.
1 mol de C7H4O5 ...... 168g ..... 6,0.1023moléculas ... 5. 6,0.1023átomos de Oxigênio
0,010g ................................. n átomos de Oxigênio
n = 0,178 . 1021 = 1,7.1020 átomos de Oxigênio
6ª Questão: Complete o esquema a seguir que representa o processo que ocorre em bebidas alcoólicas
etanol ................ A (Considere oxidação total)
A + etanol ........... B + C
a) Determine dois nomes e a fórmula estrutural de A(0,5):
H3CCOOH Ácido Etanóico ou Ácido Acético
b`Determine dois nomes e a fórmula estrutural de B e o nome e a fórmula de C(0,5)
H3COOCH2CH3 Etanoato de Etila ou Acetato de Etila
7ª Questão: Usando seus conhecimentos de propriedades coligativas, estados físicos e ligações intermoleculares, explique com suas palavras por que:
I. Por que o cozimento em fervura com água salgada se dá em menos tempo que em água pura(0,5)
Porque a água salgada em fervura está numa temperatura mais alta.
II. Por que o cozimento em fervura com água salgada numa panela de pressão se dá em menos tempo que em panela aberta, sem tampa(0,5)
Porque a Pressão Máxima de Vapor da água salgada deve alcançar a Pressão externa do líquido dentro da panela de pressão que está acima da Pressão Atmosférica sem tampa.
A temperatura da ebulição dentro da panela de pressão é acima de 100º C o que faz com que o cozimento se dê em menos tempo.
III. Por que a carne se conserva quando é salgada(0,5)
Porque o sal provoca osmose da água do microorganismo para o meio, invibializando microorganismos que provocam a perda da carne.
IV. Por que não dá para desgrudar dois cubinhos de gelo(0,5)
Porque ao separar os cubinhos, a pressão teria que diminuir, provocando a solidificação que os mantém unidos.
V. Por que o óleo derramado na Baia de Guanabara pode ser recolhido superfície(0,5)
Porque o óleo é Apolar e a água é Polar, fazendo com que o óleo não se dissolva na água.
Como a densidade do óleo é menor que a densidade da água(1g/mL), o óleo fica na superfície numa mistura heterogênea e a sua separação é por catação
a) Qual é o número de mols do soluto presente nessa solução?(0,5)
[0,1 mol / 1L] . 2L = 0,2 mol
b) Qual é a massa do soluto presente nessa solução?(0,5)
0,2mol . [98g / 1mol] = 19,6g
2ª Questão: Quantos gramas de Na2SO4 pura devemos diluir em água para preparar meio litro de uma solução 0,1 mol/L? Dadas as massas molares: Na = 23gmol-1; O = 16 gmol-1; S = 32 gmol-1
Mostre os cálculos(1,0)
Concentração = soluto / solução
Soluto = Concentração . Volume da Solução
Na2SO4 = [0,1mol / 1L] . 0,5L = 0,05 mol
0,05 mol . [142g / 1mol] = 7,1g
3ª Questão: A concentração de ácido acético (C2H4O2) no vinagre é da ordem de 0,25 mol/L. Aproximadamente, quantas moléculas desse ácido há em 10mL de vinagre que eu uso para temperar minha salada? Dado o Número de Avogadro 6,0.1023; C - 12u; H - 1u; O - 16u.
Mostre os cálculos(1,5)
Soluto = Concentração . Volume da Solução
Ácido Acético = [0,25mol / 1L] . 0,010L . [6.1023 / 1mol] = 1,5.1021 moléculas
4ª Questão: 500mL de uma solução de ácido clorídrico 0,2mol/L são misturados com 200mL de solução 0,5mol/L de hidróxido de sódio.
a) Determine o número de mols de ácido clorídrico (0,25)
Soluto = Concentração . Volume da Solução
Ácido Clorídrico = [0,2mol / 1L] . 0,500L = 0,1 mol
b) Determine o número de mols de hidróxido de sódio (0,25)
Soluto = Concentração . Volume da Solução
Hidróxido de Sódio = [0,5mol / 1L] . 0,2L = 0,1 mol
c) Escreva a equação da reação química que acontece quando misturados o ácido com a base(0,25)
HCl + NaOH .............. NaCl + H2O
d) A solução final é ácida ou básica ou neutra?Justifique(0,25)
A solução final será neutra
e) Determine a concentração em mol/L do sal formado presente na solução final(0,5).
1 mol de HCl ......... 1 mol de NaOH .................... 1 mol de NaCl
0,1 mol ................... 0,1 mol .......................... 0,1 mol
Concentração Final = [NaCl] / [Volume da Solução Final]
Concentração Final = [0,1 mol / 0,7L] = 0,142 mol/L
5ª Questão: Uma das tintas empregadas pelos escribas da Idade Média era a chamada tinta ferrogálica, produzida por meio da mistura de extratos de certas plantas com sulfato ferroso. Uma das substâncias presentes nos extratos dessas plantas reage com o sulfato ferroso formando uma mistura de cor negra, segundo a equação representada a seguir.
a) Identifique os grupamentos funcionais do reagente orgânico- circulando na fórmula acima e escrevendo ao lado sua função química (0,5).
Fenol, Fenol, Fenol e Ácido Carboxílico
b) Determine o número de átomos de oxigênio presentes em 10mg da tinta ferrogálica(1,0).
Dado o Número de Avogadro e as massas atômicas: N = 6,0.1023; C-12u; H-1u; O-16u.
1 mol de C7H4O5 ...... 168g ..... 6,0.1023moléculas ... 5. 6,0.1023átomos de Oxigênio
0,010g ................................. n átomos de Oxigênio
n = 0,178 . 1021 = 1,7.1020 átomos de Oxigênio
6ª Questão: Complete o esquema a seguir que representa o processo que ocorre em bebidas alcoólicas
etanol ................ A (Considere oxidação total)
A + etanol ........... B + C
a) Determine dois nomes e a fórmula estrutural de A(0,5):
H3CCOOH Ácido Etanóico ou Ácido Acético
b`Determine dois nomes e a fórmula estrutural de B e o nome e a fórmula de C(0,5)
H3COOCH2CH3 Etanoato de Etila ou Acetato de Etila
7ª Questão: Usando seus conhecimentos de propriedades coligativas, estados físicos e ligações intermoleculares, explique com suas palavras por que:
I. Por que o cozimento em fervura com água salgada se dá em menos tempo que em água pura(0,5)
Porque a água salgada em fervura está numa temperatura mais alta.
II. Por que o cozimento em fervura com água salgada numa panela de pressão se dá em menos tempo que em panela aberta, sem tampa(0,5)
Porque a Pressão Máxima de Vapor da água salgada deve alcançar a Pressão externa do líquido dentro da panela de pressão que está acima da Pressão Atmosférica sem tampa.
A temperatura da ebulição dentro da panela de pressão é acima de 100º C o que faz com que o cozimento se dê em menos tempo.
III. Por que a carne se conserva quando é salgada(0,5)
Porque o sal provoca osmose da água do microorganismo para o meio, invibializando microorganismos que provocam a perda da carne.
IV. Por que não dá para desgrudar dois cubinhos de gelo(0,5)
Porque ao separar os cubinhos, a pressão teria que diminuir, provocando a solidificação que os mantém unidos.
V. Por que o óleo derramado na Baia de Guanabara pode ser recolhido superfície(0,5)
Porque o óleo é Apolar e a água é Polar, fazendo com que o óleo não se dissolva na água.
Como a densidade do óleo é menor que a densidade da água(1g/mL), o óleo fica na superfície numa mistura heterogênea e a sua separação é por catação
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quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Questionário sobre Educação
“Dos que chegam ao 3º Ano do Ensino Médio apenas 10% aprenderam matemática nos níveis mínimos. O fracasso escolar tem muitas causas dentre elas o currículo que não é atualizado, o baixo salário e a má qualificação dos professores” – Mozart Neves Ramos, conselheiro do Todos pela Educação.
Pelo censo escolar de 2007 ingressaram no Ensino Médio no Brasil 3.440.048 estudantes. Já em 2009 foram efetuadas 2.218.830 matrículas na 3ª Série. Mais de um milhão (1.221.218) desistiram de estudar. No Norte e Nordeste os que deixaram de estudar foi de 35,7% enquanto que no Sul chegou a 38,5%. O emprego e aulas pouco motivadoras que provocam o desinteresse nos alunos são apontados como fatores.
“O abandono da escola nos mostra que o Ensino Médio precisa ser repensado” – João Ferreira Oliveira da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(Anped).
"Metade dos professores da Educação Básica - Ensino Fundamental e Ensino Médio - não tem formação adequada.O Brasil vai precisar de milhares professores bem formados para fazer valer o novo Plano Nacional de Educação, o PNE de 2011 a 2020" - Francisco das Chagas do MEC.
Colabore com suas respostas para que sejam verificadas “As influências do Ensino Fundamental e Ensino Médio no ingresso às Universidades” e ajudem na minha tese de doutoramento.
O questionário aplicado na Unidade Humaitá II do Colégio Pedro II, no Colégio Santo Inácio, no Colégio Estadual Herbert de Souza, no Colégio Teresiano e na Escola Parque entre professores e alunos, dará uma boa radiografia da nossa realidade para ser posteriormente discutida por todos.
Por favor, suas respostas são muito importantes. Acesse no seu colégio e no seu grupo:
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Pelo censo escolar de 2007 ingressaram no Ensino Médio no Brasil 3.440.048 estudantes. Já em 2009 foram efetuadas 2.218.830 matrículas na 3ª Série. Mais de um milhão (1.221.218) desistiram de estudar. No Norte e Nordeste os que deixaram de estudar foi de 35,7% enquanto que no Sul chegou a 38,5%. O emprego e aulas pouco motivadoras que provocam o desinteresse nos alunos são apontados como fatores.
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sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Colégio Santo Inácio - Pesquisa educacional
Com a finalidade de estudar "as influências do ensino básico no ingresso às universidades" estamos fazendo esta pesquisa também no Colégio Santo Inácio.
Alunos do Ensino Fundamental a partir do 6o ano e alunos da 1a e 2a Séries do Ensino Médio, cliquem em
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Professores e professoras, tempo e coragem fazem parte da nossa profissão. Por favor, colaborem com esta pesquisa de doutoramento clicando em
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quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Colégio Pedro II - Questionário dirigido aos Professores
Colega Professor do Colégio Pedro II, este questionário vai fazer parte de tese de doutoramento com o objetivo de ressaltar as qualidades e procurar falhas no Ensino Fundamental e Ensino Médio no caminho para a Universidade. Seu trabalho e sua coragem de responder fazem parte da nossa profissão.
Clique abaixo e responda, por favor
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terça-feira, 9 de novembro de 2010
Colégio Pedro II - Questionário para alunos da 3a Série do Ensino Médio
Caro aluno, você que está se despedindo da Escola, colabore com suas respostas para que sejam verificadas "As Influências do Ensino Fundamental e Ensino Médio no ingresso às Universidades".
Por favor, sua contribuição é muito importante vai participar de uma Tese de Doutoramento e vai servir para melhorar o Ensino no Brasil.
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Colégio Pedro II - Questionário para alunos do Ensino Fundamental à 2a Série do Ensino Médio
Caro aluno, responda o questionário abaixo que você estará colaborando para verificar "As Influências do Ensino Fundamental e Ensino Médio no ingresso às Universidades" com a finalidade de tornar melhor as escolas públicas no nosso país.
Por favor, é muito importante!
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