quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fala na Assembléia dos Servidores do Colégio Pedro II

O texto abaixo foi preparado por mim para apresentar na Assembléia de hoje, 23 de setembro. Foi feito com muito carinho para argumentar no sentido a formar a opinião para o Fim da Greve com o retorno ao trabalho de qualidade pela Educação dos nossos jovens que é nossa razão de ser.
Na Assembléia de hoje, porém, só foram colocados em pauta propostas para a 104a Plena - reunião dos representantes dos sindicatos filiados ao Sindicato Nacional - SINASEFE que estará reunida amanhã em Brasília. Nossos delegados dirão que o SINDSCOPE, sindicato dos servidores do Colégio Pedro II continua na greve e quer radicalizar - ganhou com 101 votos. A proposta de RECUO ESTRATÉGICO, infelizmente perdeu porque só em torno de 63 votaram neste sentido.
E você, onde você estava nesta hora?
O que se vê é um descaso com os líderes sindicais, com a causa, com o SINDSCOPE pelo universo de professores e técnicos e hoje, grande divisão das forças que apoiam o movimento com observações sobre comportamento de Mães, que não treinadas na política e esqueceram de dizer que se apoiam os professores, também apoiam os técnicos porque todos são Servidores.
Foi das Mães, porém, que surgiram as únicas visibilidades do movimento. Foi pelas Mães que a TV RECORD fez gravação ao vivo. Foi pelas Mães que o Jornal O DIA publicou grande matéria na terça feira. Foi pela influência das Mães que a TV GLOBO gravou onte divulgou no RJTV, no meio dia e meio, a fala do Prof. Dória, do Comando de Greve.
Na Assembléia foi muito baixo o número de Professores que sei que querem voltar ao trabalho, como as Professoras dos Pedrinhos e os ausentes do Pedrão; pais eram apenas quatro e havia um grande número de alunos uniformizados gritando e cantando palavras de ordem, contrários à volta as aulas.
O texto que segue que seria minha fala nesta Assembléia vai ficar para a próxima de terça feira dia 27 de setembro em São Cristóvão a partir das 09:30.
Se alguem quiser se manifestar para alguma alteração no texto, pode fazê-lo pelo e-mail alceutotti@hotmail.com que eu agradeço.

PROPOSTA DE FIM DA GREVE VOLTA ÀS AULAS

O inverno acabou e começou a Primavera!
Os tempos mudam:
* este país "não era considerado um país sério", isto dito publicamente pelo Presidente da França, De Gaulle.
* a corrupção sempre existiu e até pouco tempo sequer era sabida, a não ser por jargões como “rouba mas deixa roubar”, atribuido na época do governo paulista de Adhemar de Barros.
* precisava líderes sindicais como o Lula para enfrentar o Exército e conquistar melhorias salariais para os metalúrgicos.
* precisava participar de guerrilhas para combater a ditadura como fez a Dilma.
De Gaulle, Lula e a Dilma souberam mudar de opinião e hoje são respeitados pelo seu povo e mundialmente. Os tempos agora são outros, veio a primavera.
Hoje nossos líderes sindicais são recebidos pessoalmente pelo Senhor Ministro da Educação três vezes e em duas outras reuniões com Diretores do MEC, neste mês.
Porém peitam uma Instituição de 173 anos de bons serviços, tomando-lhe o poder e ditando paralisação apesar dos confirmados riscos na educação de milhares de crianças.

Será que é por aí?
Que mais que se quer com esta greve?
O senhor Diretor no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, Duvalier Paiva sempre afirmou e afirma que "não negocia com sindicato em greve". Por isto nossos Técnicos do Colégio Pedro II não recebeu aumento porque a FASUBRA, sindicato dos Técnicos das Universidades que estava em greve não conseguiram os 4% que seriam extendidos aos nossos técnicos. Segunda feira dia 26 eles voltam ao trabalho e como o Senhor Duvalier é homem de palavra, vai dar aos Técnicos os mesmos 4%. Certeza? Certeza só temos que vamos morrer um dia!
39 dias já não foram suficientes para mostrar a insatisfação com a política atual?
No dia 12 deste mês, apresentei uma proposta de Fim de Greve e distribuí os avanços do movimento. Tenho ainda exemplares que coloco à disposição para verem que não houve mais avanços.
Avanços estes, mais pela atenção do MEC com nosso Colégio para que não deixe de ser uma das poucas Escolas Públicas de Qualidade do que pelo barulho causado pelas manifestações grevistas.

Os tempos mudaram, agora quem manda é uma Mulher e dirige com o mesmo prestígio que o Presidente dos Estados Unidos, a Transparência nos Governos.
Foi dito aqui que os ausentes apóiam a greve porque não estão trabalhando!
Muito próprio de povos que passavam decênios debaixo da tirania.
Será que precisa uma primavera árabe aqui também para espantar a inércia e assumirmos de vez QUALIDADE para nosso Colégio com a participação ativa de todos os segmentos desta Escola?
Esta Escola tem Direito Constituído que certamente continua atenta aos Servidores e tem contato direto com o Poder Central constituído também democraticamente.
Não podemos nos acomodar na estabilidade para não denegri-la!
Nesta Assembléia, o voto tem que ser respeitado, sem represálias e cara feira de quem vê manifestações contrárias ao que se pensa.
O voto que é fruto da consciência, nesta hora tem que pesar bem que a volta ao trabalho é uma atitude sensata!
O voto de cada um é resultado da análise íntima da situação e não fruto de ameaças!
FIM DA GREVE, RETORNO AO TRABALHO IMEDIATAMENTE!

Alceu Totti Silveira – Servidor no HII

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Volta às aulas segunda feira dia 26!

Meus queridos(as) Pais, Professores, Técnicos e Alunos, estamos na reta final de todo o processo: amanhã, dia 21 de setembro, quarta feira, às 10:00 o Comando de Greve vai tratar com a nossa Diretora Geral Professora Vera, sobre a agenda interna, reivindicações a nível local, como a climatização das salas de aula e outras reivindicações; no mesmo momento em Brasília, o Comando Nacional de Greve, na sua Comissão de Negociação, da qual participa o William Carvalho aqui do SINDSCOPE que dirigiu a mesa da Assembléia de hoje, estará pela quarta vez em Reunião de Negociação com nada mais do que o Senhor Ministro da Educação - consideramos muito relevante esta reunião que se constitui como uma vitória do Movimento do SINDSCOPE e um motivo de orgulho e consideração, além da Comissão de Negociação ficar sabendo a resposta final das reivindicações que foram atualizadas.
Depois de amanhã, é a hora dos Pais fazerem a "lição de casa". Todos os Servidores - Professores e Técnicos - todos os Alunos, todos os Pais estão convidados para fazer aquilo que espera de um povo politizado: Manifestação a favor de tudo que levou os Servidores a fazerem a Greve. Uma manifestação que, desculpe-me, vale a pena pedir dispensa do trabalho e comparecer. Hoje, os pais foram acusados - injustamente - de serem alheios ao Movimento que "agora querem o fim da greve". Pois bem, vamos mostrar nosso envolvimento político - alguns muitos, por favor, renovem suas emoções de quando mais jovens já lutaram por tudo isto.
Quinta feira, dia 22 de setembro, depois de amanhã, iniciando a Concentração em frente ao CEFET - Celso Sucowsky, que dá frente para a UERJ, lá no Maracanã, vai haver uma Manifestação Política de Apoio aos Servidores do Colégio Pedro II por uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
Não queremos repetir tudo isto no ano que vem, o Governo tem que ficar sabendo da nossa insatisfação pela retirada dos 3,1 bilhões do orçamento da Educação para 2012, como ficou mal a Falta de Concurso Público para a substituição dos professores que se afastam ou por aposentadoria ou doenças..., como pegou mal o Projeto de Lei que ameaça congelar o salário dos Servidores Públicos Federais por dez anos, como está mal a colocação de uma possível aposentadoria que não seja com os salários da ativa, etc. Não queremos uma evasão dos Mestres e Doutores que dão aulas para nossos filhos. Que a qualidade permaneça neste Colégio que é Público e cuja ingresso é democrático através de sorteio.
Quinta feira é o dia da Demonstração de Cidadania em Manifestação Pública com TODOS OS PAIS. Os pais presentes na Assembléia de Hoje manifestaram o desejo que participar do Processo da Greve de outra forma que a de deixar seus filhos sem aula. Pois bem, agora chegou a hora de fazer isto.
Sexta feira dia 23 mais uma Assembléia para os Servidores do Colégio Pedro II, às 09:00 em primeira convocação, começando em segunda convocação às 09:30 na Unidade Tijuca do Colégio Pedro II que fica na Rua São Francisco Xavier 204.No início poderá ter fala dos Pais e Alunos, desde que seja organizada e pacífica, dentro do foco. Durante a Assembléia serão apresentadas propostas para o Movimento e tenho certeza que o Comando de Greve Local, que tem agido de forma muito consciente e democrática vai apresentar a Proposta de Volta às Aulas na segunda feira dia 26!
Os Técnicos das Universidades, através do seu sindicato FASUBRA, estarão neste dia também voltando ao trabalho. Tenho por mim de que o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, o MPOG, na pessoa do senhor Duvalier Paiva, diante deste retorno estará concedendo também aos Técnicos do nosso Colégio Pedro II o reajuste, apesar de pequeno.
Hoje eu apresentei a Proposta do Fim da Greve já, mas diante da agenda apresentada pelo Comando Nacional, durante a Assembléia, com os ítens anteriores, e o conhecimento da Assembléia para sexta feira dia 23 e não para a semana que vem que seria de costume, retirei a minha proposta, mas pode ter certeza que se o Comando de Greve Local não a apresentar esta proposta de fim da greve na sexta feira, vou novamente apresentá-la e sustentar VOLTA ÀS AULAS NA SEGUNDA FEIRA DIA 26!
No sábado dia 24, em Brasília haverá mais uma Assembléia Plena, de todos os sindicatos filiados à SINASEFE - nacional. Queremos que nossos líderes sindicais levem para lá a posição do SINDSCOPE, do Rio de Janeiro, de volta às aulas.
Com muito amor em tudo que fazemos e “Educação é um Ato de Amor”, bem nos moldes de Paulo Freire que aniversariou ontem encerro este jornalzinho com um beijo a todos!

Totti, Alceudispor!

sábado, 17 de setembro de 2011

A consciência de cada um

GREVE SIM – GREVE NÃO

Estou lendo Paulo Freire - Pedagogia do Oprimido - e cabem aqui algumas considerações sobre o nosso momento:

"... ninguém se conscientiza separadamente dos demais. A consciência se constitui como consciência do mundo... o monólogo então, enquanto isolamento, é a negação do homem: é fechamento da consciência, uma vez que a consciência é abertura....o diálogo fenomeniza e historiciza a essencial intersubjetividade humana; ele é relacional e, nele, ninguém tem iniciativa absoluta... então o mundo da consciência não é criação, mas sim, elaboração humana. Esse mundo não se constitui na contemplação, mas no trabalho. Na objetivação transparece, pois, a responsabilidade histórica do sujeito: ao reproduzi-la criticamente, o homem se reconhece como sujeito que elabora o mundo" - página 22.

Centenas estão recebendo mensagens para que participem deste momento histórico, provocado pelos nossos líderes sindicais - que não recebem nenhum salário para este trabalho dedicado, sequer diminuição de horas de trabalho nas suas jornadas no Colégio - momento histórico de revolta contra a política de retirar dinheiro da Educação, que mantinha nossa Escola sem professores e que ainda se encontra de forma precária, com ameaças de congelamento de salário por dez anos e alteração substancial nas regras da aposentadoria de seus servidores, tornando o Colégio Pedro II onde se concentram os melhores professores – selecionados através de concurso público de provas e títulos – tornando o CPII semelhante, com o perdão da comparação com os meus conhecidos do Colégio que vou citar, semelhante ao Colégio Estadual Herbert de Souza, com conseqüente transferência de seus professores para outras profissões e deixando de ser o que é há 173 anos.
Nas centenas de mensagens, ninguém se manifesta e também não comparece nas Assembléias que decidem a vida de 13 mil alunos e o futuro desta Escola. Na última do dia 12 de setembro haviam 263 servidores num universo de quase 1,2 mil professores e 750 técnicos.
Hoje de manhã, na Unidade Centro, depois de quatro horas de conscientização, com a presença de três respeitáveis líderes sindicais, 24 pais decidiram pelo fim da greve, um aluno pela continuidade da greve e três pais se abstiveram de votar. Os líderes sindicais não participaram da votação. E os demais? O sol deste sábado também era para os confinados naquela sala....
Segunda feira, agora dia 19 na frente da Unidade Humaitá II, a partir das 17:00, vestindo preto, manifestaremos luto pela condução da Educação pelo Governo Federal. Manifestação discutida, organizada e aprovada nesta pequena assembléia e que surgiu como sugestão de uma mãe de aluna durante a semana que passou.
Você vai participar? Vai se "conscientizar", vai se "abrir" para o nosso mundo coletivo com todo empenho que o momento exige?
Na terça feira, agora dia 20, no Auditório Mário Lago em São Cristóvão, a partir das 09:30 teremos mais uma oportunidade de "elaborar" nosso mundo, na Assembléia dos Servidores do Colégio Pedro II.
Vamos democraticamente aceitar o resultado de um dilema: continuar delegando aos nossos líderes sindicais nossos problemas salariais e de condições de trabalho radicalizando a greve ou assumindo a qualidade do nosso trabalho, voltando às aulas de qualidade que é a nossa razão de ser, atentos que em março de 2012 poderemos ser novamente convocados para novas tomadas de consciência e ações.
A decisão é de cada um, com conseqüências imprevisíveis.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

FIM DA GREVE – VOLTA ÀS AULAS

(fala do Totti na Assembléia de 12 de setembro)

Sou professor há 47 anos, apaixonado pela educação e atualmente lotado na Campeã do ENEM entre as escolas públicas do Colégio Pedro II, a unidade Humaitá II.
Fui testemunha da deflagração da greve na 100ª Plenária em junho em Brasília e também testemunhei o encontro tumultuado no estacionamento do Ministério do Planejamento entre os líderes sindicais e o Secretário Duvalier Paiva no dia seis de setembro, como do encontro histórico do Sindicato Nacional dos Servidores Federais, SINASEFE, no mesmo dia no MEC com o Ministro da Educação.
Carreguei a Faixa de Frente na passeata da Candelária à Cinelândia pela Rio Branco no dia 26 de agosto. Não sou, portanto, nenhum estranho ao movimento que reivindica melhorias para a Educação.
Venho REFORÇAR O CENÁRIO B: o SINASEFE nos coloca a real possibilidade, discutida, pensada em Brasília, pelos líderes nacionais para SUSPENDER A GREVE!
Não é mais apenas para atender os 13.000 alunos menores que estão em casa sem aulas como meu filho!
Não é mais apenas para atender nossos queridos alunos formandos do Ensino Médio que daqui a um mês estarão fazendo o ENEM!
É também para atender o SINASEFE que eu FAÇO A PROPOSTA DE FIM DA GREVE JÁ!
Apresento impresso a todos os motivos para a volta ao trabalho:

VOLTA ÀS AULAS - PROPOSTA DE FIM DA GREVE
Podemos voltar ao trabalho diante dos seguintes avanços:
* Projeto de Lei 2134 enviado para o Congresso na quarta feira dia 24 de agosto que cria 24.306 cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, dos quais 300 para o Colégio Pedro II; 80 para o Instituto Nacional de Educação de Surdos; 100 para o Instituto Benjamim Constant e 27.714 cargos de Técnico-Administrativos, dos quais, 18.223 no atendimento ao PRONATEC, no Colégio Pedro II e reposição dos quadros do Instituto Nacional de Surdos, do Instituto Benjamim Constant, das Escolas Técnicas e Colégios de Aplicação vinculados às Universidades.
* Assinatura do Termo de Acordo na sexta feira dia 26 entre PROIFES, ANDES – entidades representativas dos docentes das carreiras do Magistério Superior (MS) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) – e o Governo, representado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pelo Ministério da Educação (MEC) garantindo:
a) Incorporação das gratificações (GEMAS no MS e GEDBT no EBTT);
b) Reajuste de 4% sobre o total da remuneração dos docentes do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) – isto é, 4% sobre o Vencimento Básico, incorporadas a GEMAS / GEBDT, e também sobre a Retribuição de Titulação (RT); e
c) Criação de Grupo de Trabalho (GT) para dar continuidade ao processo de negociação, com a reestruturação das carreiras do MS e do EBTT, tendo março de 2012 como o prazo de conclusão.

Nossa única razão de ser é a qualidade do nosso trabalho para todas as classes sociais da nossa cidade.
Vamos aumentar ainda mais nossa eficiência, estendendo esta valorização aos demais colegas da Rede Pública Estadual e Municipal!
Não às faltas! Não aos alunos fora de sala de aula!
Alceu Totti Silveira, Servidor no HII.

Como você não estava na assembléia, esta proposta não passou. A greve continua!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Importância de participar da próxima Assembléia

Estive na 100a Plenária(reunião de todos os sindicatos que compõe o sindicato nacional) do Sindicato Nacional dos Servidores Federais, o SINASEFE dia 16 de junho em Brasília e estive na porta do MEC nesta última terça feira dia 06 quando o William entrou com mais nove sindicalistas para conversarem pela segunda vez com o Ministro da Educação.
É admirável a dedicação à causa, demonstrada por nossos líderes sindicais, relevadas quaisquer críticas individuais.
Neste último 16o boletim da greve divulgado pelo SINASEFE fica claro que estamos diante de uma decisão que tem que ser tomada com a participação de todos.
É importante que todos os servidores do Colégio Pedro II participem desta próxima assembléia de segunda feira dia 12 de setembro às 09:00 no Auditório Mario Lago em São Cristóvão!
Não podemos deixar sozinhos nesta hora, os membros da Direção do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (SINDISCOPE) que lideram o SINASEFE!
Podemos voltar ao trabalho diante dos seguintes avanços:
* Projeto de Lei 2134 enviado para o Congresso dia 24 de agosto que cria 24.306 cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, dos quais 300 para o Colégio Pedro II; 80 para o Instituto Nacional de Educação de Surdos; 100 para o Instituto Benjamim Constant e 27.714 cargos de Técnico-Administrativos, dos quais, 18.223 no atendimento ao PRONATEC, no Colégio Pedro II e reposição dos quadros do Instituto Nacional de Surdos, do Instituto Benjamim Constant, das Escolas Técnicas e Colégios de Aplicação vinculados às Universidades.
* Assinatura do Termo de Acordo dia 26 entre PROIFES, ANDES – entidades representativas dos docentes das carreiras do Magistério Superior (MS) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) – e o Governo, representado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pelo Ministério da Educação (MEC) garantindo:
a) Incorporação das gratificações (GEMAS no MS e GEDBT no EBTT);
b) Reajuste de 4% sobre o total da remuneração dos docentes do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) – isto é, 4% sobre o Vencimento Básico, incorporadas a GEMAS / GEBDT, e também sobre a Retribuição de Titulação (RT); e
c) Criação de Grupo de Trabalho (GT) para dar continuidade ao processo de negociação, com a reestruturação das carreiras do MS e do EBTT, tendo março de 2012 como o prazo de conclusão.
Nossa única razão de ser é a qualidade do nosso trabalho para todas as classes sociais da nossa cidade.
Vamos aumentar ainda mais nossa eficiência, estendendo esta valorização aos demais colegas da Rede Pública Estadual e Municipal!
Não às faltas! Não aos alunos fora de sala de aula!

Totti, Alceudispor!