sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Eleições para Chefe de Departamento de Química

A atual Diretora Geral do Colégio Pedro II na efetiva realização de uma gestão democrática, promove mais uma consulta à comunidade escolar agora visando à indicação das Chefias de Departamentos cargos que, por sua importância, sobretudo pedagógica, merecem de cada um de nós uma escolha refletida e madura. As inscrições de candidatos serão nos dias 16 e 17 de novembro e, as eleições para Chefia de Departamento de Química, nos dias 15 e 16 de dezembro.

Desde a deflagração deste processo, tenho recebido muitos elogios dirigidos ao atual Chefe de Departamento Antônio Barbosa. Com eles vêem também, algumas vezes de forma velada, outras nem tanto, sugestões de que ele seja o escolhido recebendo, portanto, o nosso voto.

Não me contraponho aos elogios feitos ao prezado companheiro, ao contrário, engrosso o coro reforçando cada um deles.

O que proponho, como forma de fortalecer o jogo democrático, é que se apresente pelo menos uma outra candidatura por meio da qual propostas possam ser discutidas, princípios revistos ou revisados, idéias lançadas, enfim, que o estado de inércia, comumente presente nos processos de recondução, fosse minimamente modificado de maneira profícua e salutar através dos preceitos basilares da democracia e do exercício da tradicional arte do debate.

Quero frisar e o faço com os exemplos relacionados a seguir, que sempre atuei de forma ativa e efetiva nas atividades propostas pelo Departamento de Química:

a) Sou membro assíduo e entusiasmado da comissão orgnizadora, do ano passado e deste ano da Olimpíada Interna de Química, participando de inúmeras reuniões, montagem de questões, discussão de correção, divulgação, etc.

b) Sou um dos representantes do Departamento de Química na IV Olimpíada Estadual de Química, fazendo parte da sua comissão organizadora.

c) Atendi o pedido do nosso Chefe de Departamento e substitui por um semestre de um colega nosso, enquanto ele se recuperava.

d) Atendi o pedido do nosso Chefe de Departamento e organizei a Confraternização dos Professores ou Churrasco do Dia do Professor no ano passado e neste ano.
Foram, em 2008 e 2009, os maiores eventos festivos do Colégio no qual membros da Direção Geral, do Sindscope, da ADCPII, servidores, técnicos, professores e familiares particiaram. Todos sabem que foi um Evento da Química.
As fotos do evento estão no computador da sala de Química de São Cristovão.

e) Diante da realidade do novo ENEM, passei através de CD, arquivos em Word, todos os meus três Livros de Química para quem quisesse assumir o desafio de Escrever um Livro Didático de Química nos moldes do ENEM. Todos os membros do Departamento de Química foram convidados. Apesar dos esforços de um grupo de dez professores, resolvemos que não tínhamos sido capazes de atingir a qualidade necessária e suspendemos o projeto que se recomeçado poderá inclusive dar ao participantes um retorno financeiro considerável.

Faço minhas as palavras de Dummond: "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoista que nada arrisca"

Assim, quando hoje me apresento como candidato a ocupar disputar a Chefia do Departamento de Química, não o faço com intenções espúrias ou desejos separatistas como pensarão alguns.

Quero sim compartilhar com a comunidade docente minha disposição de trabalho e a certeza de poder contribuir para erigir um departamento cada vez melhor dando seguimento a um processo que vem sendo implementado há algum tempo.

Quero ser Chefe do Departamento de Química para dar continuidade ao trabalho realizado com todos os coordenadores, nas Unidades de Ensino, semanalmente. Coloco isso como prioritário para poder estar diretamente em contato com a equipe de professores.

Quero ser Chefe do Departamento de Química para incentivar a reforma do Programa de Química, com os professores e coordenadores de forma que seja Padrão de Ensino Público no Brasil que contenha todo conteúdo cobrado nas universidades públicas, que seja de conteúdo de profundidade, mas prático e associado ao que interessa ser estudado no século 21.

Quero ser Chefe de Departamento de Química para ser uma VOZ ATIVA nas reuniões com a Direção Geral, discutindo ideias e apresentando projetos para:

a) revitalização dos laboratórios de química e conseguindo contratação de laboratoristas.

b) investimento na FORMAÇÃO CONTINUADA dos professores, previsto na Constituição.

c) aumento do efetivo dos professores e servidores para o melhor uso dos espaços físicos das nossas Unidades Educacionais, matriculando mais alunos para que mais jovens tenham a felicidade de serem "um aluno do Colégio Pedro II".

Quero ser Chefe de Departamento de Química porque aprendi a amar este Colégio.

Sou grato a Deus por ter passado no Concurso deste Colégio e nele pretendo encerrar minha carreira aos setenta anos!

O Colégio Pedro II é público mas não é gratuito não. E o mais incrível é que podemos dar a este "patrimônio do Brasil" os rumos para ele tomar, através do voto!

Se tiver seu apoio, serei candidato!

Totti para Chefe de Departamento de Química!

Posso me inscrever?

Um comentário:

  1. Depois de receber inúmeras respostas por e-mail, algumas positivas outras nem tanto... chego a conclusão que não devo me inscrever para Chefia do Departamento de Química.
    A Portaria que convoca as eleições não prevê a realização de Debates entre os Candidatos e a maioria tem intenção de votar no atual Chefe de Departamento
    Beijos e abraços a todos.
    Totti, Alceudispor!

    ResponderExcluir