terça-feira, 15 de outubro de 2013

Não ao Leilão do Pré Sal

     O Presidente Fernando Henrique com o objetivo de privatizar a Petrobrás retirou dela o monopólio da exploração do petróleo e criou a Agência Nacional do Petróleo para fazer leilões das reservas de petróleo e gás. Para Gabrieli, presidente da Petrobrás no governo Lula, “a Petrobrás, contratada pela ANP fez a descoberta de Libra do Pré Sal com as perfurações exploratórias e levantamento da cubagem e potencial”. 
     Libra possuiu uma capacidade de produção capaz de colocar o Brasil na OPEP. Conforme Magda Chambriard da ANP, “potencial inimaginável, um volume esperado de 42 bilhões de barris”. No mercado internacional um barril de petróleo está em volta de U$130. Com um bônus de R$ 15 bilhões (“de reais”) e a promessa de maior quantidade de petróleo retirado do Pré Sal, a empresa estrangeira vai tomar conta de Libra! Isto na próxima segunda feira. 
     Para aguçar o apetite estrangeiro, todo trabalho de mapeamento do Pré Sal feito pela Petrobrás é dado gratuitamente para as companhias que estão se licitando no leilão, faz parte do contrato. Em 2000 a Petrobrás tinha 20 sondas submarinas e atualmente tem 80. O aluguel de uma sonda de perfuração de petróleo em águas profundas passou de U$300 mil para U$1 milhão e faltam sondas disponíveis no mercado internacional. A Petrobrás não tem sondas suficientes para explorar o Pré Sal e Libra, nenhuma empresa sozinha tem no momento. Entrando com 30% na exploração do Pré Sal, a Petrobrás corre o risco de perder também estes 30% se em cinco anos não apresentar resultados. 
        A pergunta é por que a pressa desta extração, por que este leilão, por que não deixar esta riqueza como poupança para o povo brasileiro, por que não se espera até a Petrobrás ter total capacidade da exploração sozinha, mantendo a riqueza no Brasil. 
         Por que o Congresso não devolve à Petrobrás o monopólio do Petróleo e Gás brasileiro? 
       A política econômica brasileira está caracterizada mais uma vez retirando dinheiro do mercado interno, para fazer superávit primário e para pagar juros dos títulos da dívida pública. A desgraça agora é maior porque retira a esperança do povo brasileiro de ter seus descendentes vivendo um país rico. 
       Precisamos lutar com mais eficiência para nossa verdadeira liberdade, para que tenhamos uma Pátria Livre. Ainda há quase uma semana para que a Presidenta Dilma tenha este gesto de estadista e salve as riquezas da nossa nação para nossos herdeiros.
Sobre o roubo de informações geológicas: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9478.htm

Totti, Alceudispor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário