sábado, 20 de junho de 2009

APA de Portas Abertas!

Estou chegando "cheio de amor para dar"

Vamos dinamizar a Associação de Pais e Amigos do Colégio Pedro II(APA)?
Nas unidades Humaitá I e Humaitá II o período é de eleições. Depois de participar de algumas reuniões resolvi entrar de cabeça neste projeto. Escrevo abaixo o que penso sobre a "APA dos meus sonhos":

Carta de Intenções para a Associação de Pais e Amigos da Escola – Colégio Pedro II – Unidades I e II do Humaitá - 2009

Todos os pais gostariam de influenciar positivamente a Escola de seus filhos. Como tenho dois filhos na Pedrinho, uma filha(Marietta) na 103 e um filho(Igor) na 405 quero influenciar positivamente e muito porque ficarão na Escola por muitos e muitos anos...
Os pais e representantes eleitos da Diretoria APA poderão conscientizar alguns de seus colegas pais e representantes a também se integrarem à Escola e a não simplesmente delegarem à Escola o dever de educar sozinha, os seus próprios filhos. Educar as crianças e jovens é uma tarefa conjunta da Família e da Escola.
Estou na chapa e serei o melhor 2o tesoureiro que alguma APA no mundo já teve!
Todas as tarefas desenvolvidas pela Diretoria da APA serão atribuições da comunidade de pais, acompanhada de perto pelos pais não membros da Diretoria e ajudados por todos os pais. De forma alternada a Diretoria é trocada democraticamente por eleições.
Temos nossos filhos numa Escola Pública de Qualidade, Escola Pública, mas não gratuita. Como não fazemos pagamentos mensais e de matrícula, façamos nossos pagamentos de forma simbólica com o nosso trabalho voluntário. Nossos filhos estudam dentro da mais completa democracia, com colegas dos mais diferentes lugares, dos mais diferentes níveis de poder aquisitivo, com professores na maioria deles com diplomação de Especialistas, Mestres e muitos Doutores.
Como membros ativos da Associação de Pais e Amigos da Escola poderemos ser um canal de comunicação entre a Direção da Escola e os Pais e dos pais entre si. A Direção da Escola terá na APA uma pessoa jurídica de interesse comum e de contato contínuo.
Com a APA atuante, a comunicação dos pais com a Escola será mais eficiente porque dentro de uma mesma categoria, de pais e representantes, ficamos mais a vontade e assim eventuais problemas serão conhecidos e seus encaminhamentos corretos surtirão efeitos desejados e mais rapidamente.
Jamais faremos denúncias vazias, não agiremos sob o efeito da pura emoção e sim vamos buscar entre os envolvidos os fatos reais, no mais completo diálogo com todos os envolvidos com o único propósito de melhorar ainda mais a Escola.
Os pais e mães representantes das diferentes turmas de alunos e todos os pais e responsáveis, mesmo não eleitos representantes e não membros da Diretoria, terão na APA a quem recorrer antes de tornar alguma medida diante de problemas surgidos. A APA fará a intermediação entre Pais e Escola.
NOSSA APA estará sempre de portas abertas! A sala estará aberta bem como os membros da Diretoria estarão disponíveis pessoalmente, em horários que serão afixados. Sempre haverá um cafezinho e uma água mineral para degustar enquanto as ideias são trocadas....
A APA do Humaitá será padrão, digna até de elogios do Toni Ramos no “Amigos da Escola”.
Toda energia dos membros da APA será voltada para solucionar sempre os problemas em diálogo estreito com a Direção da Escola.
A Escola que queremos para nossos filhos deve ter unidos os diversos segmentos Direção, Professores, Técnicos, Servidores e Pais tudo com o propósito de formar bem os filhos/Alunos.
Não nos enganemos que seja tarefa fácil. Será uma tarefa que vai exigir muito dos membros da Diretoria da APA, haja visto que a Direção atual da APA se dissolveu e pela constatação de que é tão difícil sequer encontro para formar a Chapa para oficiar a candidatura.
Quem participar da Chapa deve ter consciência que ao menos durante o período em que estiver na Diretoria terá reuniões periódicas obrigatórias para contribuir com opiniões, aconselhar atos da Direção e mesmo contribuir para levantar fundos para manter o bom funcionamento da APA e adquirir algum bem de interesse dos alunos.
Durante os próximos dois anos faço parte, é a minha vez, mas saiba que a sua vez de colaborar na Direção da APA vai chegar! Participe!
Qual escola de qualidade estilo "zona sul", no clima temperado do Rio de Janeiro mantém as salas de aulas sem aparelhos de ar condicionado? A falta de acústica nas salas de aula, prejudicada por barulhentos ventiladores e pelo barulho externo à sala de aula, forçam o professor a quase gritar para ser ouvido, aumentando assim o seu estress e diminuindo a qualidade do seu trabalho. Num ambiente favorável, à portas fechadas, a concentração aos estudos é sensivelmente aumentada. Vamos ajudar a Direção da Escola a adquirir aparelhos de ar condicionados em todas as salas de aula. Não pagamos mensalidades, podemos ajudar. Somos muitos. Somos fortes.
O governo federal oferece o mínimo para a merenda escolar para crianças até a 9ª série. Vamos contribuir com a Direção da Escola para melhorar ainda mais a qualidade da merenda. A Direção da Escola já faz milagres com o dinheiro arrecadado em Festas Juninas etc. Insisto sempre para que meus filhos, todos os dias, façam refeição no Refeitório da Escola. A comida é ótima: feijão, arroz e carne moída ou arroz carreteiro ou macarrão ou salsichas... Tudo muito bem condimentado. Já experimentei e gostei! Vamos ajudar a Direção a acrescentar uma fruta, uma verdura, tornar agradável a todos. Criança bem alimentada, sabemos que é criança saudável e estuda mais.
O ambiente fora das salas de aula pode ser melhorado e muito. Mutirão para renovação da pintura, reaproveitamento de espaços livres tornarão Nossa Escola muito mais bonita e agradável. Nossos filhos, graças a Deus, gostam muito do Colégio Pedro II. São fãs da Escola. Gostarão ainda mais.
A forma de atuação da APA está sendo decidida em reuniões onde todos opinam para se chegar a um consenso para que o que for decidido seja realmente cumprido. Tudo dentro do sagrado dever de ser o canal entre a Direção da Escola e os pais, com o único propósito de tornar a vida escolar dos nossos filhos melhor possível.
Ressalto que há necessidade de estabelecer critérios de arrecadação de dinheiro para manter serviços essenciais. Como serviços essenciais incluo os canais de comunicação para postagem de correspondências e para possíveis faixas de convocação, instrumentos de trabalho como um eficiente computador on line, pagamento de serviços como de uma secretária permanente deixando a APA sempre em funcionamento, receptiva a todos os pais, professores e Direção, pagamento de serviços técnicos como de contadoria e reserva de fundos para eventuais assistências jurídicas.
O grande trabalho da Diretoria da APA sabemos que será totalmente voluntário sem qualquer vantagem seja pecuniária ou político partidária. Será tão somente uma contínua atenção voltada à melhoria do ambiente escolar dos nossos filhos. Será por um curto período em relação ao período em que nossos filhos ficarão na Escola. Vamos exigir que os que nos sucederem façam também o melhor possível.
Precisamos fazer uma reunião neste momento que antecede o Debate das Chapas, mesmo que seja uma só, no qual todos os membros desta chapa deverão estar presentes. O Debate aberto será no sábado dia 27 no auditório do Pedrão das 09:00 às 11:00. Será um ótima oportunidade de integrar mais outros denodados pais para encararem esta desafiadora missão de compor a APA do Colégio Pedro II das Unidades Humaítá I e II.
Proponho que esta reunião prévia seja na próxima terça feira dia 23 das 18:30 às 20:30 na sede da APA. Como estamos na sexta feira ainda, temos tempo suficiente para ajustar a agenda, talvez desmarcando algum outro compromisso para nos encontrarmos.
Este dia, terça feira e este horário, 18:30 provou ser viável uma vez que na última terça feira fizemos uma reunião proveitosa tendo analisado o Edital tão bem feito pela Comissão Eleitoral(Walter/Márcia/Ramon) e tendo sido feitas as felipetas a serem entregues aos alunos para chegarem aos pais.
O trabalho será árduo, vai exigir muita dedicação, mas deixará marcas!


Totti
alceutotti@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário