quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fala na Assembléia dos Servidores do Colégio Pedro II

O texto abaixo foi preparado por mim para apresentar na Assembléia de hoje, 23 de setembro. Foi feito com muito carinho para argumentar no sentido a formar a opinião para o Fim da Greve com o retorno ao trabalho de qualidade pela Educação dos nossos jovens que é nossa razão de ser.
Na Assembléia de hoje, porém, só foram colocados em pauta propostas para a 104a Plena - reunião dos representantes dos sindicatos filiados ao Sindicato Nacional - SINASEFE que estará reunida amanhã em Brasília. Nossos delegados dirão que o SINDSCOPE, sindicato dos servidores do Colégio Pedro II continua na greve e quer radicalizar - ganhou com 101 votos. A proposta de RECUO ESTRATÉGICO, infelizmente perdeu porque só em torno de 63 votaram neste sentido.
E você, onde você estava nesta hora?
O que se vê é um descaso com os líderes sindicais, com a causa, com o SINDSCOPE pelo universo de professores e técnicos e hoje, grande divisão das forças que apoiam o movimento com observações sobre comportamento de Mães, que não treinadas na política e esqueceram de dizer que se apoiam os professores, também apoiam os técnicos porque todos são Servidores.
Foi das Mães, porém, que surgiram as únicas visibilidades do movimento. Foi pelas Mães que a TV RECORD fez gravação ao vivo. Foi pelas Mães que o Jornal O DIA publicou grande matéria na terça feira. Foi pela influência das Mães que a TV GLOBO gravou onte divulgou no RJTV, no meio dia e meio, a fala do Prof. Dória, do Comando de Greve.
Na Assembléia foi muito baixo o número de Professores que sei que querem voltar ao trabalho, como as Professoras dos Pedrinhos e os ausentes do Pedrão; pais eram apenas quatro e havia um grande número de alunos uniformizados gritando e cantando palavras de ordem, contrários à volta as aulas.
O texto que segue que seria minha fala nesta Assembléia vai ficar para a próxima de terça feira dia 27 de setembro em São Cristóvão a partir das 09:30.
Se alguem quiser se manifestar para alguma alteração no texto, pode fazê-lo pelo e-mail alceutotti@hotmail.com que eu agradeço.

PROPOSTA DE FIM DA GREVE VOLTA ÀS AULAS

O inverno acabou e começou a Primavera!
Os tempos mudam:
* este país "não era considerado um país sério", isto dito publicamente pelo Presidente da França, De Gaulle.
* a corrupção sempre existiu e até pouco tempo sequer era sabida, a não ser por jargões como “rouba mas deixa roubar”, atribuido na época do governo paulista de Adhemar de Barros.
* precisava líderes sindicais como o Lula para enfrentar o Exército e conquistar melhorias salariais para os metalúrgicos.
* precisava participar de guerrilhas para combater a ditadura como fez a Dilma.
De Gaulle, Lula e a Dilma souberam mudar de opinião e hoje são respeitados pelo seu povo e mundialmente. Os tempos agora são outros, veio a primavera.
Hoje nossos líderes sindicais são recebidos pessoalmente pelo Senhor Ministro da Educação três vezes e em duas outras reuniões com Diretores do MEC, neste mês.
Porém peitam uma Instituição de 173 anos de bons serviços, tomando-lhe o poder e ditando paralisação apesar dos confirmados riscos na educação de milhares de crianças.

Será que é por aí?
Que mais que se quer com esta greve?
O senhor Diretor no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, Duvalier Paiva sempre afirmou e afirma que "não negocia com sindicato em greve". Por isto nossos Técnicos do Colégio Pedro II não recebeu aumento porque a FASUBRA, sindicato dos Técnicos das Universidades que estava em greve não conseguiram os 4% que seriam extendidos aos nossos técnicos. Segunda feira dia 26 eles voltam ao trabalho e como o Senhor Duvalier é homem de palavra, vai dar aos Técnicos os mesmos 4%. Certeza? Certeza só temos que vamos morrer um dia!
39 dias já não foram suficientes para mostrar a insatisfação com a política atual?
No dia 12 deste mês, apresentei uma proposta de Fim de Greve e distribuí os avanços do movimento. Tenho ainda exemplares que coloco à disposição para verem que não houve mais avanços.
Avanços estes, mais pela atenção do MEC com nosso Colégio para que não deixe de ser uma das poucas Escolas Públicas de Qualidade do que pelo barulho causado pelas manifestações grevistas.

Os tempos mudaram, agora quem manda é uma Mulher e dirige com o mesmo prestígio que o Presidente dos Estados Unidos, a Transparência nos Governos.
Foi dito aqui que os ausentes apóiam a greve porque não estão trabalhando!
Muito próprio de povos que passavam decênios debaixo da tirania.
Será que precisa uma primavera árabe aqui também para espantar a inércia e assumirmos de vez QUALIDADE para nosso Colégio com a participação ativa de todos os segmentos desta Escola?
Esta Escola tem Direito Constituído que certamente continua atenta aos Servidores e tem contato direto com o Poder Central constituído também democraticamente.
Não podemos nos acomodar na estabilidade para não denegri-la!
Nesta Assembléia, o voto tem que ser respeitado, sem represálias e cara feira de quem vê manifestações contrárias ao que se pensa.
O voto que é fruto da consciência, nesta hora tem que pesar bem que a volta ao trabalho é uma atitude sensata!
O voto de cada um é resultado da análise íntima da situação e não fruto de ameaças!
FIM DA GREVE, RETORNO AO TRABALHO IMEDIATAMENTE!

Alceu Totti Silveira – Servidor no HII

Nenhum comentário:

Postar um comentário